domingo, 14 de abril de 2013

Uma nova janela se abre para o mundo cervejeiro no Brasil



A qualidade nas mercadorias é a materialização de uma vontade no qual os consumidores almejam atingir um bem estar, escolha, confiança e satisfação nos produtos. Com a cerveja não é diferente, nos últimos anos com a consolidação da economia brasileira, promoveu-se um acesso maior a cervejas mais elaboradas do que as costumeiras. Esse acesso fez com que uma gama de cervejas internacionais chegasse ao mercado brasileiro com marcas antes limitadas pela dificuldade do processo de importação tais como taxações alfandegárias, barreiras fitossanitárias que sempre foram um entrave para a entrada desses produtos no país, gerando um alto custo ao consumidor final.

Variedade de cervejas especiais
A entrada de novos tipos de cervejas no Brasil, mesmo que gradual fez com que o padrão de consumo da bebida no país ganhasse em qualidade e variedade. Atualmente, passeando pelas gôndolas dos hipermercados é possível encontrar diversas marcar de cervejas oriundas de países com tradições seculares em cervejas, como Alemanha, Bélgica, Holanda, República Tcheca, Irlanda, entre outros. Esse movimento fez com que o mercado nacional de cerveja se mobilizasse, surgindo pelo país milhares de micro cervejarias artesanais.
Com a inserção desses novos rótulos de cervejas, o brasileiro passou a experimentar uma variedade maior de tipos de cervejas, como as do tipo ALE que são fermentadas em alta temperatura (18-24 graus Celsius) mais fortes e encorpadas, com matérias-primas selecionadas e sem a adição de cereais não maltados como arroz e milho. O consumidor está aos poucos ficando mais exigente e compreendendo melhor o processo de produção da cerveja, promovendo harmonização com alimentos, colocando em xeque o padrão atual de cerveja brasileiro.
O tipo de cerveja mais consumido no Brasil é a PALE LAGER do sub-tipo AMERICAN STANDARD LAGER, são claras e refrescantes, fermentadas a baixa temperatura (9-15 graus Celsius). Esse tipo de cerveja é muito consumido pelo fato do país ter um clima quente. Mas e a Pilsen?  É comum ver nos rótulos das cervejas mais vendidas como Brahma, Skol, Itaipava a denominação tipo PILSEN, essa classificação é incorreta, pilsen é um sub-tipo do tipo pale lager ,criado na República Tcheca na cidade de Plzen (Pilsen em Português, possui um aroma mais amargo por ter maior adição de lúpulo.
Ein Prosit, der gemütlichkeit (Brinde em alemão)
Nos últimos anos houve um crescimento significativo por cervejas diferenciadas do padrão brasileiro standard lager. Novos tipos e sabores vêm aos poucos criando uma nova mentalidade para os consumidores, modificando a concepção de bebedor voraz para apreciador e degustador desse liquido milenar, aquela ideia de beber em grande quantidade para refrescar e se embriagar está perdendo espaço para um consumo mais consciente e da qualidade sem moderação.
Sejamos todos bem vindos a um novo mundo cervejeiro. Saúde!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário